terça-feira, 17 de setembro de 2013

Regresso à Champions e a Viena…


Amanhã os Tricampeões nacionais iniciam a campanha na Champions 13/14. Depois de um arranque 100% vitorioso na Liga e da conquista da Supertaça, agora o desafio é entrar nesta edição com uma vitória que irá e muito moralizar para os dois próximos jogos do grupo no Dragão.

O sorteio não foi lá muito favorável, não temos nenhum grande adversário é certo, mas temos 2 equipas com qualidade que irá equilibrar muito aquele que será uma discussão a 3 pelos dois primeiros lugares.

O Zenit, que já defrontou este ano o Paços de Ferreira, é uma equipa mais experiente na Europa e está mais equilibrada entre sectores. Não estamos a falar apenas de Hulk e companhia, mas sim de um conjunto de jogadores de muita qualidade em todos os sectores.

O Atlético de Madrid, por outro lado, perdeu a sua estrela que lhes garantiu uma Liga Europa mas no entanto entrou muito bem na Liga Espanhola e teve a capacidade de jogar duas vezes com o Barcelona e não ter perdido nenhum dos jogos, ainda que tenha perdido a Supertaça Espanhola.

Quanto ao adversário de amanhã, o Áustria de Viena, é sem dúvida aquela equipa que nenhum dos 3 candidatos poderá perder pontos. O FC Porto foi feliz no sorteio e tem amanhã a possibilidade de entrar com uma vitória na prova e poder já destacar-se de um ou mesmo dos restantes adversários do grupo.

No entanto, vai ser necessário um FC Porto ao seu melhor nível, como já mostrou em alguns jogos esta época, sobretudo frente ao Marítimo no Dragão, para vencer este adversário.

O Áustria de Viena, actual 5º classificado (a Liga Austríaca conta com 10 equipas), não tem vedetas no plantel onde predomina jogadores nacionais. Marca muitos golos mas também sofre vários, pelo que será este último facto o sinal de maior fraqueza da equipa e aquele onde a equipa de Paulo Fonseca deverá explorar.

Paulo Fonseca conta com duas baixas importantes na equipa. Defour, por castigo, será o principal ausente, uma vez que tem sido titular em todos os jogos oficiais realizados pelo FC Porto até ao momento. Maicon, que entrou muito bem na equipa depois da lesão de Mangala frente ao Marítimo, voltou a ter azar e a lesionar-se e assim passar o testemunho a Mangala pela mesma via.

Destaque para a primeira convocatória de Reyes e Izmaylov e o regresso de Herrera que se juntam ao grupo de 19 que Paulo Fonseca levou para Viena.

Convocados: Helton e Fabiano, Danilo, Lucho, Fucile, Josué, Jackson Martínez, Quintero, Ghilas, Reyes, Izmaylov, Herrera, Varela, Licá, Ricardo, Mangala, Fernando, Alex Sandro e Otamendi.

A competição é diferente, o adversário tem outro estilo de jogo, mas isso não irá fazer mudar muito o estilo do FC Porto amanhã. Não são esperadas muitas alterações, sendo bem possível que apenas no meio campo existam mesmo alterações.

Fernando será titular bem como está mais que assegurado o regresso de Lucho à titularidade, resta saber se Josué, Quintero ou mesmo Herrera acompanharão Fernando e Lucho no trio do meio campo.

É muito provável que seja Josué a assumir a titularidade, mas Quintero está também bem posicionado. Se no caso de Josué a equipa ganha em agressividade e posse de bola, já no caso de Quintero a equipa ganha na qualidade do passe e do remate e sobretudo na criação de espaços na zona de finalização.

Mas a escolha inicial deverá mesmo recair por Josué que irá jogar um pouco mais recuado ao lado de Fernando, tal como já fez na pré-época.

Equipa: Helton, Danilo, Alex Sandro, Mangala e Otamendi, Fernando, Josué e Lucho, Varela, Licá e Jackson.

É o regresso da equipa a uma cidade que marcou a história do FC Porto. Resta aos jogadores que vão entrar em campo que sintam o espirito dos campeões europeus de 87 e assim possam assegurar a vitória na jornada inaugural da Champions.

O jogo está marcado para as 19:45 e terá transmissão na Sporttv.

Força Porto!
Ricardo Gonçalves Jorge

1 comentário:

Ricardo Almeida disse...

Quem diria que não íamos conseguir o acesso aos oitavos de final, pelo menos por esta altura parece impossível. As minhas apostas de futebol na betclic sairam completamente ao lado. É certo que temos dois bons adversários, mas exigia-se muito mais ao Porto...